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Apresentação

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"PROAD: Ação, Engrenagem, Coração, UEFS!"


A PRÓ-REITORIA

         A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD) é um órgão da Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pela gestão administrativa e financeira, que atua na coordenação, fiscalização, supervisão e direção das atividades administrativas essenciais ao funcionamento da Instituição, tais como: contratos e convênios; aquisição de materiais e equipamentos; contratação de serviços; gestão de bens patrimoniais; dentre outros.

         A partir da gestão 2015-2019, a PROAD inaugurou um novo modelo de estrutura e de dinâmica organizacional para cumprir suas atribuições diante das mudanças no perfil institucional e do crescimento das demandas internas da UEFS. Com o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, acréscimo das demandas de recursos infraestruturais e de novos serviços de apoio às atividades universitárias, sobretudo os relacionados à execução das políticas de acesso e permanência estudantil, a modernização da PROAD tornou-se um imperativo, o que já vinha sendo apontado por diagnósticos anteriores.  

         Por princípio, com plena participação das equipes, houve a necessidade de ressignificação funcional da especialização da PROAD. Foram necessárias mudanças organizacionais para o desenvolvimento administrativo e acadêmico da Universidade. Essa modernização foi marcada pela reorganização de processos e da estrutura interna, implantação de novos métodos e rotinas de trabalho, sistemas e setores internos, sempre com ênfase na otimização dos meios disponíveis à melhor entrega de resultados à comunidade universitária.

         Com grande entusiasmo e em parceria com a Gabinete da Reitoria, em 2017, foi criada a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), um marco na história recente da UEFS, ressignificando as relações internas na área de Gestão de Pessoas, retirando esta atribuição da PROAD. Os resultados mais visíveis dizem respeito à celeridade na tramitação de processos, na contratação de pessoal, na especialização funcional da equipe, no assessoramento à Administração Superior e à Adstrita e aos servidores da Universidade. A PGDP segue seu caminho natural de crescimento e consolidação e conta com uma equipe jovem, dinâmica, competente e motivada.

         Outra ação importante, foi a redefinição de atribuições relacionadas ao processo de gestão orçamentário-financeira da Instituição, com a reorganização de tarefas  de acompanhamento e controle de concessão repassados à Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (ASPLAN). Isso permitiu maior rigor e controle do planejamento, da execução e do acesso à informação à tomada de decisão Institucional. Com a medida, a ASPLAN passou a exercer plenamente sua função de gestora orçamentária da UEFS, dinamizando e apoiando de forma competente e responsiva, a execução do orçamento.

         No que se refere à adequação física, parte dos setores da PROAD passou a ocupar o espaço que pertencia a Comissão de Seleção e Admissão (CSA), no segundo piso do Prédio da Administração Central. Com esse novo leiaute, houve um estreitamento das relações com a ASPLAN, uma vez que o gabinete da PROAD passou a situar-se, também, no segundo piso. Isso consolidou a dinâmica de condução do ciclo orçamentário-financeiro da Instituição, com maior celeridade e entrosamento entre as equipes.

         Nesse sentido, o escopo de atuação da PROAD intensificou-se em competências centrais estratégicas à Instituição, quais sejam: o planejamento, a direção, organização e o controle de processos: de aquisição e gestão de materiais e bens permanentes, de contratação de serviços, de contratos e convênios, e a gestão financeiro-contábil. Além disso, a PROAD fornece subsídios (dados e informações) para elaboração da peça orçamentária de custeio e investimento da Instituição, com base nas projeções resultantes do Módulo de Demandas do Sistema SITIENS e nas expectativas de atendimento.

         Atualmente, a PROAD é composta pelas seguintes unidades: Gerência Administrativa (GERAD); Gerência de Finanças e Contabilidade (GEFIN); Gerência de Apoio à Contratos e Convênios (GACC); Coordenação de Licitações (CLIC) e Posto Avançado de Cadastro de Fornecedores (PCF).
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